sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uma oficina de Teatro

Os participantes se apresentarão em duplas, um vai apresentar o outro para o grande grupo depois de uns minutos de conversa. Assim estamos exercitando o estreitamento das relações interpessoais, enquanto usamos estratégias de expressão oral e síntese de informações.

Em seguida, num círculo onde todos podem se ver, faremos o aquecimento da voz através de exercícios faciais (Abrir e fechar a boca, projeção da língua, movimento dos lábios...), vocalizações (vogais em sequência, por exemplo) e trava línguas. Com a voz aquecida, trabalharemos a impostação da voz e as nuances da leitura dramatizada através de um recital de poesias. Desta maneira trabalharemos a memória, o uso, projeção, proteção e potencialização da voz.

Depois da voz, o corpo. Primeiro faremos um alongamento rápido (braços sobre a cabeça, que olha para as mãos para inclinar todo o tronco e outros), começaremos a explorar o espaço (caminhadas com ritmos variados, na ponta do pé, sobre o calcanhar...) para depois trabalharmos expressões faciais (em duplas, um de frente para o outro: o que um fizer, o outro repete). Vamos explorar o movimento do corpo e a movimentação no espaço buscando um melhor aproveitamento do ambiente em que estivermos, no sentido de utilizarmos o corpo complementando a nossa linguagem.

Para finalizar a oficina, formaremos grupos para a elaboração de apresentações mudas. Cada grupo vai se posicionar de frente para a “plateia” para vivenciar, sem falas ou sons, reações de alunos diante de tipos estereotipados de professores. O grande grupo vai tentar identificar de qual tipo de professor que os “alunos” estão diante. O Teatro Mudo oferece diversas alternativas para a vivência do jogo teatral, pois nos exige o exercício da empatia. Ao nos colocarmos no lugar do outro, experimentamos suas sensações vividas.

Em seguida procuraremos nos expressar sobre tudo que presenciamos com o objetivo de organizar o pensamento de cada um a partir da fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário