sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Descobrindo Através da Arte Cênica Parte 2

Para  preparar o corpo, podemos usar exercícios de alongamento, de concentração e de equilíbrio, valorizando o espaço físico disponível. Uma sequência de exercícios de corpo deve ser rápida e descontraída, e deve ser utilizada como uma introdução aos jogos teatrais.

Para desenvolver a voz, começamos com movimento faciais, seguimos com uma sequência de vocalizações e finalizamos com  trava­línguas para a dicção. Além dessas atividades, complementamos o espetáculo com uma preocupação plástica onde podemos utilizar as diversas manifestações artísticas dos alunos.

A produção plástica no teatro está sempre relacionada a alguma ideia e serve para que esta possa ser visualizada, na sala de aula, estas produções  devem ter vínculo com algum conteúdo trabalhado. 

Assim como a produção textual, a oralidade é um quesito muito apreciado na escola, mas para o ator, a fala é o cerne do seu trabalho. Não apenas a leitura do texto, mas as nuances, os sentimentos que, a partir deles, se expressam, o valor de cada palavra. Na sala de aula, a leitura bem feita é o primeiro passo para uma interpretação correta do texto proposto. Seja feita por um aluno, ou por um grupo, a leitura dramatizada depende de alguns fatores para que seja melhor aproveitada: deve ser feita de pé, em posição de destaque; é importante ensaiar, estudando o texto; o ideal é que o momento desta leitura seja especial, gerando expectativas.

Quando a Música é inserida no Teatro, ela se mescla à temática trabalhada em sala de aula, completando um cenário que amplia a percepção dos alunos sobre o tema trabalhado. Mas a música na sala de aula também pode ser vivenciada pelos alunos a partir da musicalidade dos sons do ambiente, na identificação de diferentes estilos musicais e na construção de instrumentos musicais.

E, finalmente, nos jogos teatrais, temos diversas linguagens diferentes que podem ser adaptadas à sala de aula, na dinâmica de um projeto. Podemos usar desde o Teatro mudo, pautado na mímica e nas expressões; a leitura dramatizada integrada à produção literária que se transforma em um recital de poesias; até uma produção teatral mais organizada, com roteiro, música, marcação de cena..., é interessante que o professor utilize essas diversas linguagens em um ano letivo, em experiências diversas os alunos desenvolvem visões complementares sobre o Teatro. Cada uma dessas propostas deve procurar integrar os conteúdos abordados no projeto, sendo utilizada também como uma forma de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário