sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Teatro na Sala de Aula

Da   Arte   Cênica,   cuja   manifestação   central   está   no   ato   de   representar   (manifesto na interpretação do ator), surge a necessidade do desenvolvimento de outras competências. O ator, ao se preparar para o seu ofício, precisa exercitar a sua voz e o seu corpo para atuar em um ambiente devidamente   organizado  (cenário)   que  dá   suporte   ao  texto  teatral. Cada  uma   das   competências apontadas, constituem áreas artísticas específicas que, na educação, podem fazer um movimento de ida e volta a partir da Arte Cênica.

As relações entre o ensinar e o encenar permitiram a introdução dos exercícios teatrais nas salas de aula de diferentes níveis. Pensando a sala de aula como um palco, professor e alunos como atores e o planejamento como o roteiro, podemos pensar, também na preparação das pessoas envolvidas do espaço para que o espetáculo aconteça.
Os fundamentos do Teatro envolvem o que está presente no ato de encenar. Um ator utiliza como instrumento o corpo e a voz; por isso essas duas dimensões precisam ser exercitadas antes da prática da interpretação em si. Na transposição da dinâmica teatral para a sala de aula, os atores que vivenciam o ato de ensinar e aprender também utilizam o corpo e a voz como instrumentos e, por isso, devem exercita-­los para que estabeleçam uma comunicação mais dinâmica e efetiva em si.

Assim, os exercícios de fundamentação teatral se dividem em dois grupos: aqueles que preparam o corpo e os que desenvolvem a voz. Estes serão sugeridos em momentos diferentes de acordo com as atividades que forem incluídas no planejamento, pois se trata de exercícios de evolução, onde os alunos se desenvolvem a cada sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário