Da Arte Cênica, cuja manifestação central está no ato de representar (manifesto na interpretação do ator), surge a necessidade do desenvolvimento de outras competências. O ator, ao se preparar para o seu ofício, precisa exercitar a sua voz e o seu corpo para atuar em um ambiente devidamente organizado (cenário) que dá suporte ao texto teatral. Cada uma das competências apontadas, constituem áreas artísticas específicas que, na educação, podem fazer um movimento de ida e volta a partir da Arte Cênica.
As relações entre o ensinar e o encenar permitiram a introdução dos exercícios teatrais nas salas de aula de diferentes níveis. Pensando a sala de aula como um palco, professor e alunos como atores e o planejamento como o roteiro, podemos pensar, também na preparação das pessoas envolvidas do espaço para que o espetáculo aconteça.
Os fundamentos do Teatro envolvem o que está presente no ato de encenar. Um ator utiliza como instrumento o corpo e a voz; por isso essas duas dimensões precisam ser exercitadas antes da prática da interpretação em si. Na transposição da dinâmica teatral para a sala de aula, os atores que vivenciam o ato de ensinar e aprender também utilizam o corpo e a voz como instrumentos e, por isso, devem exercita-los para que estabeleçam uma comunicação mais dinâmica e efetiva em si.
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