sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Pedagogia do Teatro

O Teatro deveria ter um espaço dentro da sala de aula relacionando-­se com os conteúdos, como uma ferramenta pedagógica. Mas não somente o Teatro, e sim a arte cênica como um ponto de integração entre a música, a dança, a literatura, as artes plásticas... proporcionando aos alunos a redescoberta do lúdico em um jogo democrático de ver e aparecer; falar e ouvir; e, principalmente, de aprender e ensinar.

Neste trabalho, a arte é observada sob a ótica das relações humanas, como um produto cultural que expressa e modifica tais relações. Desta forma, as ideias aqui expostas posicionam a arte (manifesta   em   uma   linguagem   teatral) como um  ponto de encontro entre a sensibilização estética, o conhecimento e a percepção ética. E o teatro na educação é um caminho que desenvolve o senso ético e estético dos alunos. Mas além disso, as relações entre o ensinar e o encenar pode ser vivenciadas em uma prática pedagógica pautada nos fundamentos do teatro.

O Teatro é uma arte integradora por natureza, uma vez que exige de quem o vivencia o uso do corpo, da fala, do gesto como um caminho para a expressão e a comunicação. As manifestações artísticas apresentadas de maneira integrada a partir do Teatro permite uma visão coerente da Arte, demostrando as relações iniciais possíveis entre as diferentes faces do fazer artístico.

A Pedagogia do Teatro contribui para a formação dos alunos com o o desenvolvimento do senso ético, auxiliando na construção de valores, postura empática e crítica, ao mesmo tempo pode participar do desenvolvimento de um senso estético, através da valorização da criação associada à percepção do equilíbrio e da harmonia visual. É a associação do que é belo ao agir correto.

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