sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Desdobramentos da Oficina de Teatro

As atividades propostas na oficina servirão como ponto de partida para as reflexões dos
professores, que dela participarem, sobre suas práticas pedagógicas. Cada um vai se sensibilizar com aquilo que se tornar significativo para sua própria experiência. Nesse sentido, espero que seja uma contribuição positiva auxiliando cada professor na mudança de postura em sala de aula – a partir da descoberta de talentos individuais – ou da utilização das atividades como fonte de inspiração para a concepção de novas atividades para seus alunos – permitindo que este se descubram para si mesmos e para seus professores.

É possível pautar uma prática pedagógica no Teatro, valorizando a arte e o lúdico sem
desvalorizar o conhecimento e a aprendizagem, pois ele tem em si um caráter educacional muito forte, uma vez que contempla a transmissão e defesa de ideias através de interpretações recheadas por gestos, palavras e cenários.  A experiência teatral na sala de aula alia a arte – como produto e processo – com o saber formal e informal. Rechear as aulas com sons, movimentos e imagens vivenciados através da arte, usando o Teatro como arte integradora, proporciona momentos de descontração que associam a aprendizagem ao prazer e à beleza. Por outro lado, promove espaços de criação – individuais e coletivos – proporcionando o auto­conhecimento dos alunos e a identificação e expansão de talentos.

O Teatro se mostra, então, como uma alternativa que auxilia e renova a escola diante dos
novos desafios impostos pela sociedade. Tais desafios colocam a necessidade de momentos para ouvir e espaços para falar, como mola propulsora para um convívio democrático e fértil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário