Não vivemos sozinhos neste mundo. Participamos de uma dança constante onde acompanhamos os movimentos de todos que estão ao nosso redor ao mesmo tempo. Dividimos o protagonismo da cena com nossos pares, cada um dita um pouco do ritmo que todos seguem.
No palco, na vida e na sala de aula, o foco nos movimentos do outro é fundamental para mantermos a harmonia do momento, auxiliando no processo de recepção e troca das informações disponíveis.
Esta dinâmica auxilia neste processo, ajudando seus participantes a compreenderem o encadeamento das ações em um grupo e a importância da concentração de cada membro para que o coletivo produza cada vez mais e com mais qualidade. Esta atividade promove o trabalho em grupo e valoriza a atenção e a concentração, ao mesmo tempo em que exercita o corpo e a coordenação.
Parte 1:
Em círculo, o professor no centro vai jogando uma bola de tênis de aluno a aluno, e cada um dele lança-la de volta ao professor. Cada um deve olhar para aquele que vai receber, de modo que o mesmo fique preparado para receber a bola, evitando que a mesma caia. A bola deve ser jogada sempre de baixo para cima, sem muita força, pois o objetivo aqui é joga-la sem cair, em grupo.
Em seguida formam-se grupos menores (até 6 alunos), onde um a um os alunos ocuparão o centro da roda e lançarão e receberão a bola, sempre aprimorando o foco ao jogar e receber.
Parte 2:
Ainda com grupos menores em círculo, a bola será jogada aleatoriamente. Cada jogador vai esperar que o seu alvo esteja atento e preparado para receber a bola. Todos os participantes devem acompanhar o percurso da bola com os olhos e a cabeça, de modo que possam realizar a atividade em grupo e com eficiência.
Em seguida o professor vai introduzir uma segunda bola e depois uma terceira que entrarão para dividir a atenção dos participantes. Entretanto, a bola somente deve ser jogada quando o receptor estiver atento, podendo o lançador escolher outro alv o de acordo com o foco.
Para finalizar esta parte, um a um, os alunos voltarão a ocupar o centro da roda, mas poderão escolher para quem irão jogar a bola. Primeiro uma bola estará em jogo, depois duas, depois três.
Parte 3:
Voltando a turma em uma grande roda, jogaremos uma, depois duas, depois as três bolas aleatoriamente, entre os participantes, de modo que possamos mante-las em movimento sem cair. Para tanto será necessário que os alunos mantenham os princípios desta atividade: Acompanhar uma das bolas; escolher para quem vai jogar de acordo com sua atenção no jogo; se preparar para receber a bola.
Desdobramentos:
Podemos lançar relacionar o movimento das bolas com movimentos de palavras em um texto, onde podemos realizar uma leitura divertida. Enquanto o que está no centro lê uma frase ou palavra, o outro que está na sequência vai continuando a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário