terça-feira, 10 de abril de 2012

Foco no Outro

Não vivemos sozinhos neste mundo. Participamos de uma dança constante onde acompanhamos os movimentos de todos que estão ao nosso redor ao mesmo tempo. Dividimos o protagonismo da cena com nossos pares, cada um dita um pouco do ritmo que todos seguem.

No palco, na vida e na sala de aula, o foco nos movimentos do outro é  fundamental para mantermos a harmonia do momento, auxiliando no processo de recepção e troca das informações disponíveis.

Esta dinâmica auxilia neste processo, ajudando seus participantes a compreenderem o encadeamento das ações em um grupo e a importância da concentração de cada membro para que o coletivo produza cada vez mais e com mais qualidade. Esta atividade promove o trabalho em grupo e valoriza a atenção e a concentração, ao mesmo tempo em que exercita o corpo e a coordenação.


Parte 1:

Em círculo, o professor no centro vai jogando uma bola de tênis de aluno a aluno, e cada um dele lança-la de volta ao professor. Cada um deve olhar para aquele que vai receber, de modo que o mesmo fique preparado para receber a bola, evitando que a mesma caia. A bola deve ser jogada sempre de baixo para cima, sem muita força, pois o objetivo aqui é joga-la sem cair, em grupo.

Em seguida formam-se grupos menores (até 6 alunos), onde um a um os alunos ocuparão o centro da roda e lançarão e receberão a bola, sempre aprimorando o foco ao jogar e receber.

Parte 2:

Ainda com grupos menores em círculo, a bola será jogada aleatoriamente. Cada jogador vai esperar que o seu alvo esteja atento e preparado para receber a bola. Todos os participantes devem acompanhar o percurso da bola com os olhos e a cabeça, de modo que possam realizar a atividade em grupo e com eficiência.

Em seguida o professor vai introduzir uma segunda bola e depois uma terceira que entrarão para dividir a atenção dos participantes. Entretanto, a bola somente deve ser jogada quando o receptor estiver atento, podendo o lançador escolher outro alv o de acordo com o foco. 

Para finalizar esta parte, um a um, os alunos voltarão a ocupar o centro da roda, mas poderão escolher para quem irão jogar a bola. Primeiro uma bola estará em jogo, depois duas, depois três.

Parte 3:

Voltando a turma em uma grande roda, jogaremos uma, depois duas, depois as três bolas aleatoriamente, entre os participantes, de modo que possamos mante-las em movimento sem cair. Para tanto será necessário que os alunos mantenham os princípios desta atividade: Acompanhar uma das bolas; escolher para quem vai jogar de acordo com sua atenção no jogo; se preparar para receber a bola.

Desdobramentos:

Podemos lançar relacionar o movimento das bolas com movimentos de palavras em um texto, onde podemos realizar uma leitura divertida. Enquanto o que está no centro lê uma frase ou palavra, o outro que está na sequência vai continuando a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário