No palco os objetos ganham vida. É na interação com os elementos de cena que o expectador vai compreendendo a história e vivendo as emoções que são oferecidas.
Na vida, cada objeto tem um significado também. Nossa relação com as coisas que estão ao nosso redor expressam sentimentos, sensações e a história que trazemos.
Para os alunos, o desenvolvimento da afetividade é fundamental para a aprendizagem. É preciso criar oportunidades para que os alunos reflitam sobre questões pertinentes à sua rotina. Nada melhor que um jogo teatral para promover a interação, estreitando os laços dentro da turma; quando inserimos objetos significativos para os alunos, ampliamos as possibilidades da atividade, permitindo, além de mais segurança para o aprender, a empatia e o auto-conhecimento.
Preparação:
- Cada aluno deve levar um objeto que seja importante para ele (podemos pedir que eles escrevam sobre o objeto, dependendo da série)
O Cenário:
- Com as classes afastadas (pode-se deixar algumas cadeiras e mesas), todos deixarão seus objetos no centro da sala.
- Um a um, os alunos vão escolher com cuidado o local onde deixarão seu objeto. Cada objeto será uma peça para o cenário.
- Podemos direcionar este cenário, de acordo com o projeto da turma.
A Dinâmica:
- O Professor vai escolher 1 música (ou uma sequência musical) que servirá como trilha sonora da atividade.
- Ao começar a música, os alunos devem caminhar pela sala, no ritmo da música, interagindo uns com os outros e com os objetos (primeiro cada um com o seu, depois trocando com algum colega, depois de livre escolha...)
- Ao mudar o ritmo, deve-se mudar o andar.
- Podemos trabalhar com sentimentos e sensações, direcionando esta interação (agora vocês estão tristes, agora muito alegres, agora vão pegar os objetos com cuidado...)
- Podemos inserir situações ocorridas.
Este tipo de atividade causa muita confusão, porém é uma excelente oportunidade para os alunos se expressarem com seus medos e expectativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário