A aprendizagem passa pelo corpo, o movimento é imprescindível para o equilíbrio de quem pretende ter uma vida saudável.
Como ferramenta pedagógica, o movimento permite a consciência do corpo que temos, proporcionando a ampliação gradativa dos nossos limites e talentos.
O corpo é instrumento do fazer teatral, a comunicação que realizamos através da expressão corporal é importante para a troca que alunos e professores efetivam quando inserimos o teatro na sala de aula.
Para tanto, sempre que iniciarmos dinâmicas corporais devemos realizar um alongamento e um aquecimento, que por si sós já são atividades interessantes para a prática docente.
Alongamento:
Mexer o corpo, parte a parte, dos pés à cabeça.
A educação física nos empresta tais atividades.
Movimentos lentos, pausados, repetidos...
Tornozelo, joelhos, pernas, cintura, tronco, ombros, braços, pescoço...
Contraindo e relaxando....
Aquecimento:
Vale correr, pular, dançar... vai bem com música, com gritos de guerra...
Sugestão: Caminhada
- Pedir que os alunos comecem a caminhar no espaço (sala de aula, quadra...).
- Inicialmente a caminhada deve se rindividual, lenta, um pé de cada vez. Os alunos devem se preocupar em ocupar o espaço, se espalhando pelo mesmo sem esbarrões...
- Mudanças de velocidade podem ser indicadas verbalmente (mais rápido, agora mais devagar, como se estivesse com sono ou alegre ou preocupado)
- Caminhar na ponta dos pés, sobre os calcanhares, com os pés pra dentro e pra fora
- Inserir movimento no meio da caminhada. Quando falar 1 devem dar um pulo pra frente e continuar a caminhada, quando falar 2, devem dar um pulo pra trás e continuar a caminhada. Quando falar 3, dever dar um giro. Alternar os movimentos.
Outros movimentos podem ser inseridos de acordo com a temática estudada: imitar determinados animais, ou elementos da natureza...
Um corpo bem preparado desperta o aluno para qualquer atividade que virá a seguir, inclusive para as atividades intelectuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário