A memorização é uma habilidade importante no processo educativo. Não queremos técnicas de decoreba, mas antes, durante e depois da compreensão dos conceitos, os alunos precisam usar o cérebro para memorizar alguma informação que deve ser lembrada depois para que possa seguir em sua aprendizagem.
No teatro, a memória se torna ainda mais presente. Decorar as falas, posicionamento no palco e combinações da dinâmica das cenas é fundamental para aperfeiçoar esta arte.
Para auxiliar nossos alunos no amadurecimento da capacidade em reter dados para serem usados depois, apresento esta dinâmica que vai colocar a massa cinzenta para funcionar de maneira divertida e produtiva.
Dinâmica
- Em círculo, vamos passar uma bola em sequência (podemos nesse momento seguir a sequência do alfabeto ou fazer uma contagem, principalmente com os menores, ajuda a manter o foco)
- 1 aluno (ou a professora) vai se virar de costas (fora do grupo) e, aleatoriamente vai falar "pare". Nesse momento a bola vai parar na mão de algum aluno, ele será o escolhido da rodada.
- O aluno escolhido vai ter que falar 5 palavras com uma letra. Podemos usar um alfabeto móvel para sortear a letra ou simplesmente escolher uma. Aqui podemos criar uma regra para estas palavras (animais, comida, objetos, substantivos...) de acordo com o projeto da turma.
- O desafio será lembrar das 5 palavras enquanto a bola faz uma volta entre os alunos.
- O aluno escolhido será aquele que vai escolher o próximo até todos serem escolhidos. Caso a bola pare em um aluno que já falou suas palavras, o colega ao lado será o escolhido.
Considerações
Parece uma atividade bem simples, mas verão que os alunos vão ter dificuldades em lembrar das 5 palavras, pois o cérebro vai focar na bola. Se a turma for muito pequena, pode começar com 2 palavras e ir aumentando.
Esta dinâmica pode ser feita com a turma divida em grupos menores, quando os alunos entenderem seus fundamentos.